Histórico dos Esportes

[Histórico][bleft]

Esportes Paralímpicos

[PARALÍMPICOS][bleft]

JOGOS e BRINCADEIRAS

[JOGOS][bleft]

Esportes Radicais

[ESPORTES%20RADICAIS][twocolumns]

Primeiros Socorros

[PRIMEIROS%20SOCORROS][twocolumns]

Bem Estar

[BEM%20ESTAR][twocolumns]

PUBLICIDADE

GALERIA DE VÍDEOS

HISTÓRICO DO VOLEIBOL


O voleibol surgiu no fim do século XIX em Massachusetts, nos Estados Unidos. Foi criado em 1985 por William C. Morgan, diretor de Educação Física da sede local da Associação Cristã de Moços (ACM. Ele se preocupava em inovar a grade curricular.

O voleibol a principio surgiu com o nome de "mintonette", porém os seus próprios criadores o renomearam como voleibol, por conta do movimento de volear.

Na época o voleibol foi criado como uma alternativa, para a inclusão de pessoas idosas que não tinham mais a vitalidade em práticas esportivas mais exigentes de velocidade, força e combatividade como o basquetebol ou beisebol.

Os conceitos Básicos do jogo misturavam elementos do basquete, handebol, beisebol e tênis. O objetivo principal era marcar pontos, fazendo com que a bola tocasse no solo da quadra do adversário.

Foram unificadas as regras americana e europeia.

A quadra em formato retangular, passou a ter o tamanho atual de 9X18 metros, e a rede uma altura estipulada em 2,43 metros para homens e 2,24 metros para mulheres.

Em 1952, as mulheres estrearam em um mundial.

Em 1958, durante o Campeonato Europeu, os tchecos utilizaram pela primeira vez a manchete, um recurso defensivo. Em Tóquio, em 1964, o voleibol passa a fazer parte da programação dos Jogos Olímpicos.

Com o objetivo de limitar o tempo dos jogos, cada vez mais competitivos e longos, foi criado em 1988 o sistema de tie-break, sem vantagem no quinto set, com o placar até o limite de 17 pontos.

Outras mudanças foram introduzidas alguns anos depois para tornar os jogos mais dinâmicos e menos longos. A contagem-limite passa de 15 pontos para 2 pontos, a exceção do tie-break. Foi introduzido o libero (jogador eminentemente defensivo) e a adoção de bolas coloridas.

De ação rápida e explosiva, o vôlei  é um jogo baseado em seis fundamentos: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

Além de movimentação constante, o esporte exige dos atletas boa impulsão, reflexo rápido, habilidade de força, garantindo o espetáculo emocionante e de grande plasticidade para o público.

A profissionalização dos atletas no Brasil ocorreu no início da década de 1980. O então presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Carlos Arthur Nuzman, associou marketing e esporte, atraindo a atenção das empresas para o voleibol.

Atualmente, o Brasil tem o campeonato nacional mais forte do mundo. O vôlei é o segundo esporte mais praticado no Brasil e um dos cinco mais populares do planeta.

A Seleção Brasileira de Voleibol masculino conquistou a primeira medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, conquistou a segunda medalha de ouro.

No início do século XXI, a seleção se tornou hegemônica; ganhou 16 de 20 torneios disputados. Foi ao pódio mais quatro vezes. 

REGRAS BÁSICAS DO VOLEIBOL
Procedimento do jogo

Duas equipes de seis jogadores cada, separadas por uma rede, têm como objetivo somar pontos acertando a bola no solo da quadra do adversário.

A Bola
Suas características: 

- é esférica, confeccionada de couro flexível natural ou sintético, com uma câmara de borracha em seu interior;

- tem uma circunferencia de 65 à 67cm; 

- seu peso compreende entre 260gr. e 280gr.;

- atualmente as bolas podem ser em cor unica ou com mais de uma cor.

A Quadra

Possui medidas exatas de 18 metros de comprimento e 09 metros de largura, divididas por uma linha central, onde cada equipe terá uma  meia quadra de atuação de 9x9 metros.    
Cada meia quadra possui uma linha paralela a linha central a exatamente 3 metros da linha central conforme figura acima. 

A Rede

A rede é fixada ao centro da quadra por sobre a linha demarcatória central, possui medidas de comprimento 9,50m. e de largura 1,00m, com malhas de 0,10cm. 

Na rede no momento do jogo, são fixadas um par de antenas zebradas de 1,80m de comprimento exatamente sobre as linhas laterais da quadra, que permitem uma visão melhor do dimensionamento em seus prologamentos de altura. Que facilitam a arbitragem em bolas aéreas conforme figura acima.

A Equipe

A equipe de voleibol é composta por um Técnico, Aux. Técnico, Preparador Físico,  Médico, 12 atletas onde seis estão como reservas.

Equipamentos dos Atletas 

Calções padronizados, camisas padronizadas e  enumeradas, joelheiras, tênis e meia. O libero é o único jogador que usa uma camisa de cor diferente dos outros atletas em quadra.

Fundamentos básicos

Saque - Ação onde o atleta se posiciona atrás da linha de fundo e dentro de zona de saque entre os 9 metros, para golpear a bola na tentativa de alcançar a quadra adversária, colocando a bola em jogo ou efetuando ponto. Saque mais usado na atualidade (saque viagem).

Recepção ou Passe - Ação onde o atleta procura defender a bola que vem de saque adversário procurando direciona-la ao seu levantador, normalmente usando o toque, manchete ou alguma outra ação como recurso.

Levantamento - Os levantadores são posições bem específicas no jogo. Normalmente o levantador utiliza o toque com ambas as mãos, mais quando não é possível o jogo lhe permite uma outra ação como levantar com uma das mãos, levantar de manchete ou algum outro recurso. Toda a ação é para direcionar com qualidade a bola a seus atacantes.

Ataque - Os atacantes se utilizam de uma boa impulsão e uma grande força ao atacar a bola para a quadra adversário, estes ataques são as cortadas, mas dependendo da ação dos adversários compactando os seus bloqueios os atacantes podem optar as bolas largadas ou pingadas que não necessitam de força mais sim de sutileza.

Bloqueio - Bloqueio é uma ação que depende de uma boa impulsão vertical onde o atleta sobe com os dois braços erguidos para impedir o ataque adversário. O bloqueio pode ser executado individualmente, em duplas ou trios. Quando o atleta se encontra em desequilíbrio em certos momentos ele faz o bloqueio com um único braço.

Defesa - A defesa é uma das ações difíceis do jogo por que os atletas que estão na posição de defesa terão que receber os ataques adversários que passam por seus bloqueios, onde a bola vem com grande velocidade chegando a atingir até velocidades superiores a 80 km por hora, o que vai dificultar a ação de defesa.
Mesmo assim os atletas bem treinados neste fundamento recuperam bem essas bolas. Na atualidade o libero é bem treinado, é considerado o principal atleta da equipe para este tipo de ataques, com bolas cortadas ou largadas.

Pontuação

O jogo é disputado em uma melhor de 05 set's. Os quatro primeiros set's terminam em 25 pontos, sendo que o quinto e último set tem seus término em 15 pontos. Na contagem de pontos dos set's quando as equipes atingem um empate prevalecerá vencedora do set a equipe que conseguir pontuar 2 pontos consecutivos sobre a outra equipe, exemplo: Equipes A e B empataram em 24 pontos no terceiro set o término do ocorrerá desta forma ( A 26 x 24 B, A 30 x 28 B ou A 26 x 28 B etc.).
_____________________________________________________

Saque

Após o saque do adversário, no voleibol a regra só permite no máximo que uma equipe toque apenas 03 vezes na bola, até que a mesma passe para a quadra do adversário. E o mesmo jogador não pode fazer dois toques sub-sequentes na mesma jogada.

Posição em quadra

Cada um dos seis jogadores receber uma posição definida na quadra de jogo, e a cada erro de saque do adversário, a equipe que receber a bola esta obrigada a fazer um rodízio no sentido horário em seus atletas de acordo com a figura 03 acima. 

Os líberos usam uniformes diferentes dos outros jogadores, e tem atuação restrita na zona de defesa. Com função apenas defensiva, não  podem realizar ações de ataque. 

Ace

Ponto de saque em que a bola toca direto no chão do adversário.

Bola de Xeque
Ataque de primeira, realizado por um jogador próximo à rede, após um erro de recepção ou defesa de um adversário.

Manchete

Jogada em que o atleta sobre põe as mãos unidas para realizar uma recepção ou defesa.

Sistemas

Mais utilizados: 5x1, 4x2 e 6x6 no aprendizado

Categorias

Mirim, infantil, juvenil e adulto nos naipes masculino e feminino

O voleibol, após a sua criação conseguimos perceber realmente a sua evolução. Esporte que veio para suprir a necessidade de pessoas com idade avançada, porém sofreu mudanças expressivas.
No voleibol moderno os jogadores devem  estar altamente qualificados para sua execução, os atletas tem um perfil que exige, boa estatura, impulsão horizontal e vertical, velocidade de reação, força, resistência e outros atributos das qualidades físicas e psicológicas exigidas nas competições. 
E para muitos o voleibol é o mais coletivo dos jogos e um dos mais difíceis em sua prática, exige muita concentração e união do grupo, domínio e perfeição na execução dos fundamentos.