Histórico dos Esportes

[Histórico][bleft]

Esportes Paralímpicos

[PARALÍMPICOS][bleft]

JOGOS e BRINCADEIRAS

[JOGOS][bleft]

Esportes Radicais

[ESPORTES%20RADICAIS][twocolumns]

Primeiros Socorros

[PRIMEIROS%20SOCORROS][twocolumns]

Bem Estar

[BEM%20ESTAR][twocolumns]

PUBLICIDADE

GALERIA DE VÍDEOS

HISTÓRICO DO FUTEVÔLEI

O Futevôlei é um esporte que nasceu nas praias cariocas no estado do Rio de Janeiro, e como o próprio nome sugere é a junção do futebol com o voleibol, este esporte é totalmente de origem brasileira, a sua origem e idealização veio com uma certa espontaneidade e criatividade do povo brasileiro.

Nos anos 60 nas praias cariocas foi proibido jogar futebol ou brincar de passes com bola de futebol nos pés, porque nessas brincadeiras havia uma perturbação aos banhistas que estavam ali somente para o banho de mar e de sol, e as bolas de futebol quando jogadas por muitas vezes atingiam os banhistas que estavam sentados ou deitados nas areias das praias, provocando uma certa irritação.
Quem protagonizou o jogo de futevôlei nas praias foi o ex-jogador Octávio de Moraes conhecido como “Tatá” em 1965 que para sair da perseguição de policiais de se jogar futebol e linha de passe na praia, Otávio “Tatá” e alguns de seus companheiros resolvem jogar com a bola de futebol em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido.

E o jogo desde o seu principio consistia na utilização dos pés e do restante do corpo, peito, cabeça, coxa, ombro, menos as mãos, porque desta forma o jogo ficaria mais semelhante ao futebol do que ao voleibol, levando-se em conta também que a bola de futebol é mais pesada do que a de voleibol e os jogadores poderiam sofrer com muitas lesões nos dedos das mãos, desta forma eles colocaram que o toque com as mãos seria uma infração no jogo. 

Os pioneiros deste esporte foram Otávio “Tatá, Ralph, Luiz Fernando “Tananan”, Airton Brandão, Orlando “Pingo de Ouro”, Feitosa, Francês, Carlson Gracie, Zé e Chico Brandão, Betão e Ricardinho Bedram. Estes foram os primeiros jogadores e criadores das primeiras regras do novo jogo. Os primeiros jogos eram feitos com cinco atletas de cada lado, mais com a evolução do esporte os praticantes perceberam que o jogo poderia ser reduzido em uma dupla de cada lado da quadra ou até mesmo um jogador de cada lado. 

Ao longo do tempo o esporte tem passado por uma evolução natural, e já com sua prática sendo difundida e em especial por ex-atletas de futebol de campo que viram no novo esporte uma forma de continuidade esportiva e manutenção da prática de atividade física.

Características do Jogo

O Futevôlei é um esporte coletivo que confronta duas equipes de dois ou quatro jogadores em uma quadra de 18 X 9 m. A quadra é dividida em duas parte iguais por uma linha central, sobre a qual encontra-se a rede, suspensa a uma altura determinada, cujo plano vertical separa também em dois o espaço de jogo, correspondendo a cada campo uma superfície de 9 X 9 m.

O objetivo dos jogadores é enviar a bola, de acordo com as regras, por cima da rede, ao piso do campo contrário. 

A bola é posta em jogo por intermédio do saque, por um jogador, posicionado na zona de saque. A bola deve ser golpeada com um dos pés e enviada diretamente ao campo adversário por cima da rede, dentro dos limites laterais (antenas).

Cada equipe tem direito a tocar a bola três vezes, para impedir que a bola toque o piso de seu próprio campo e envia-la de volta ao campo contrário, por cima da rede, no espaço compreendido entre as duas antenas e sua projeção virtual (espaço de cruzamento). 

Um jogador, não pode tocar a bola por duas vezes consecutivas. A bola continua o jogo enquanto não toca o chão (ou paredes, teto no caso de ser em área coberta) ou qualquer outro objeto ou até que um jogador cometa uma infração.  

Somente pode anotar um ponto a equipe que ganhar uma seqüência de jogadas iniciada com seu saque. 

Quando o saque é incorreto, ou a seqüência mencionada é vencida pelo adversário, este obtém o direito ao saque.

A equipe que atingir 15 ou 12 pontos (e no caso de empate até o penúltimo ponto, a que fizer dois pontos de vantagem) ou ainda a que marcar mais pontos quando for em tempo cronometrado,  vence um set.

REGRAS OFICIAIS DO FUTEVÔLEI

1 – O JOGO 

1.1 – INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

1.2 – ÁREA DE JOGO

A área de jogo inclui a quadra e zona livre.

1.1.1. - Dimensões

a) A quadra de jogo e retangular,  medindo 18x9 mts. E circundada pôr uma zona livre de, no mínimo 3 mts de largura com um espaço livre de qualquer tipo de obstrução, ate uma altura mínima de 8 m. do solo.

b) Para competições nacionais oficiais, a zona livre devera estar, no mínimo, 5 mts das linhas laterais da quadra e 8 mts das linhas de fundo. O espaço livre, acima do solo, devera ter,  no mínimo, 12 mts de altura.

1.1.2 - Superfície de jogo

a) O piso devera ser constituído de areia, nivelado, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, concha ou qualquer outro objeto que possa representar risco para os atletas.

b) Em competições nacionais oficiais, a areia devera ser de grãos finos, cobrindo um espaço de no mínimo, 30 cm de profundidade.

d) A superfície de jogo não devera apresentar qualquer perigo aos atletas, tais como pisos duros e escorregadios.

1.1.3 - Linhas de delimitações de quadra.

a) Se usadas fitas para marcações de quadra, serão de 5 cm ate 8 cm de largura, caso sejam de cordas a espessura será  entre 20 e 30 milímetros de diâmetro.

b) Linhas limítrofes. A quadra possui duas linhas laterais e duas de fundo, situadas dentro das dimensões da quadra. Não existem linhas de centro.

1.1.4 - Zona de saque

a) A zona de saque e a área situada atrás da linha de fundo, entre os prolongamentos das linhas laterais, estendendo-se ate o final da zona livre.

1.1.5 - Temperatura

b) A temperatura será compatível com uma competição ao ar livre.

1.1.6 - Iluminação

a) Nas competições nacionais oficiais realizadas a noite, a iluminação será de 1.000 ate 1.500 lux, medida a uma distancia de um metro de altura da quadra.

1.2 - REDE E POSTES

1.2.1 - Rede

a) A rede medirá 9,5 mts de comprimento pôr um metro de largura e será estendida verticalmente sobre o eixo central da quadra.

b) Devera ser feita de malha quadriculadas em 10 cm,  em suas bordas (superior e inferior) delimitadas pôr faixas horizontais de 5 ate 8 cm de largura, de lona dupla e costuradas ao longo de toda extensão da rede. Em cada ponta dos eixos existe uma abertura, permitindo a fixação da rede nos postes por meio de cordas, mantendo esticada a borda superior, correndo pôr entre as faixas bem como na parte inferior que serão amarradas nos postes mantendo toda a rede bem esticada.

c) É permitida propaganda nas faixas horizontais da rede.

1.2.2 - Faixas laterais

a) Duas faixas laterais de 5 ate 8 cm de largura e 1 mt de comprimento serão fixados na rede, no sentido vertical, sobre a linha  lateral. São considerados partes integrantes da rede e será permitida o uso de propaganda nestas faixas.

1.2.3 - Antenas

a) A antenas são varas flexíveis medindo 1,80 mts de altura e 10 milímetros de diâmetro. Feitas de fibra de vidro ou material similar.

b) Serão colocadas perpendicularmente na parte externa  de cada faixa lateral, paralelamente aos postes. apoiado na borda inferior da rede.

c) Devera expor 80 cm acima da borda superior da rede.

d) Serão pintadas preferencialmente, em cores vermelho e branco de 10 em 10 cm de um a ponta a outra.

e) As antenas são consideradas parte integrante  da rede  e delimitam lateralmente, o espaço de jogo sobre a mesma.

1.2.4 - Altura da rede

a) A altura da rede tanto para competições de duplas, como de quadra será de 2,20 mts. Sua altura  será medida no centro da quadra.

1.2.5 - Postes

a) Os postes de fixação da rede devem medir 2,55 mts e fixados ao solo a uma distancia de no máximo 1 mt e mínimo de ½ mt de cada linha lateral da quadra.

b)E proibido todo e qualquer tipo de equipamento ou obstáculo que possa ferir os atletas devem ser eliminados.

1.2.6 - Equipamentos adicionais

a) Todo equipamento adicional será determinado pela organização do evento.

1.3 - BOLA

1.3.1 - Características

a) Pressão 0,56/0,63  Kg/ cm.

b) Circunferência  68 ate 70 cm.

c) Recomenda-se o uso das bolas Mikasa Kickoff SWL 310 – MIKASA F5   

1.3.2 Uniformidade das bolas

As bolas usadas num mesmo jogo devem Ter as mesmas características de circunferência, peso, pressão interna e tipo. 

1.3.3 Sistema de três bolas

Em competições nacionais oficiais serão utilizadas três (3) bolas, neste caso, os boleiros ficarão assim posicionados, um em cada zona de saque e o terceiro atrás do segundo árbitro.

2 PARTICIPANTES

2.1 Equipes

2.1.1 Competição e inscrição

a) Uma equipe é formada pôr dois (2)  jogadores nas duplas e pôr cinco (5) nas quadras (um reserva).

b) Somente os jogadores inscritos na súmula poderão participar do jogo.

2.1.2 Capitão

a) O capitão da equipe será indicado súmula

2.2 Indumentária dos jogadores

a) O uniforme dos jogadores consiste em short ou calção  e uma camisa de malha ou camiseta.

b) As camisetas e os shorts em  competições  oficiais serão numeradas – 1 e 2 para duplas e de 1 e 5 para quadras.

2.3  Direitos  e Responsabilidades dos Participantes 

2.3.1 Dos jogadores

a) Todos os jogadores devem estar cientes e cumprir às oficiais de Futevôlei

b) Os participantes devem acatar as decisões da equipe de arbitragem  com alto espírito esportivo, sem discuti-las. No caso de duvidas, poderá ser solicitada uma explicação,.

c) Os participantes devem Ter um comportamento cortes  não apenas em relação a equipe de arbitragem, mas também com os demais dirigentes, equipe adversária, companheiro(s) de equipe, boleiros e espectadores

d) Os participantes devem evitar a ações  ou atitudes que influenciem na decisão dos árbitros ou encobrir faltas cometidas pôr sua equipe

e) Os participantes devem evitar ações que provoquem retardamento da partida

f) É permitida a comunicação  entre os jogadores de uma equipe durante a partida.

g) Durante o jogo, apenas o capitão esta autorizado a falar com os árbitros, desde que a bola não esteja em jogo, para –

Solicitar autorização 

Para troca de uniforme ou equipamentos

Verificar o numero do jogador

Checar a rede, a bola, etc.

Endireitar uma linha de delimitação da quadra que esteja fora de posição e solicitar  

. tempo.

· Pedir  uma explicação sobre a aplicação  ou interpretação de uma regra. Caso a explicação não satisfaça ao jogador, ele devera comunicar imediatamente ao arbitro que se reserva o direito de registrar, oficialmente, seu protesto na sumula do jogo, ao termino da partida.

h) No final do jogo os jogadores –

· Agradecem aos árbitros e cumprimentam seus adversários

· Caso algum jogador da equipe tenha expressado seu protesto junto ao primeiro arbitro, poderá, então, registra-lo na sumula do jogo.

2.3.2 Do Capitão

a) Antes do jogo, o capitão da equipe

· Assina a sumula do jogo,

· Representa sua equipe no sorteio

· Em qualquer momento da competição será o canal de comunicação entre os organizadores, a arbitragem e sua equipe

2.3.3 Do  Técnico

a) Caso uma equipe seja dirigida pôr um técnico, ele poderá estar dentro dos limites da área de jogo durante a partida

b) Devera sempre assinar o sumula de jogo.

2.3.4 Localização dos jogadores participantes

Cadeiras e isopor com copos plásticos de água deverão ser colocadas, em ambos os lados da mesa do apontador, fora da zona livre e protegidas pôr guarda – sois.

2.4 Da competição

2.4.1 A forma de condução e organização da tabela dos torneios e campeonatos serão definidas pela comissão organizadora, tendo em vista o tempo disponível e o numero de equipes inscritas.

2.4.2 Antes da Partida

Após o aquecimento, o qual não deve exercer de cinco (5) minutos, na presença do 1º Árbitro  e dos dois Capitães deve ser realizado o sorteio, cujo vencedor escolhera campo ou saque.

2.4.3 Armação da equipe

A ordem de saque de cada equipe de cada equipe será comunicada ao 2º Arbitro antes do inicio do jogo.

3 Jogadas

3.1 Qualidade da jogada

3.1.1 Bola em jogo

A jogada começa com o apito do 1º Arbitro, mas a bola só é considerada em jogo a partir da execução do saque.

3.1.2 Bola fora do jogo

A jogada térmica com o apito do arbitro. Mas caso ele apite devido a uma falta cometida com a bola em jogo, a partir da execução do saque

3.1.3 Bola Dentro

A bola é considerada dentro quando toca o solo da quadra de jogo, inclusive as linhas limites.

3.1.4 Bola Fora

A bola é considerada fora quando –

a) Atinge o solo completamente fora dos limites da quadra de jogo, sem tocar as linhas limites,

b) Toca num objeto situado fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora de jogo

c) Toca as antenas, cordas, postes ou própria rede fora dos limites das faixas laterais ou das antenas

d) Cruza o plano vertical da rede, total ou parcialmente, fora do espaço de cruzamento.

3.1.5 Conferencia de uma falta

a) Toda falta cometida acarretara numa penalidade e a equipe contraria a aquela  que cometeu a falta vence a jogada   

b) Se suas  ou mais faltas forem cometidas, sucessivamente, somente a primeira delas será considerada

c) No caso de duas ou mais faltas cometidas simultaneamente pelas duas equipes, considera-se falta dupla e a jogada será então repetida (volta o saque)

3.2 Toques na bola

a) Cada equipe tem direito de tocar a bola no máximo três (3) vezes e no mínimo, uma vez para retorna-la pôr cima da rede ao campo adversário

b) Estes toques incluem, não apenas os toques intencionais dos jogadores, mas também qualquer contato involuntário com a bola

c) Não é permitido  ao jogador tocar na bola duas vezes consecutivamente.

3.3 Contatos Simultâneos

a) Dois jogadores podem tocar a bola num mesmo momento.

b) Quando dois companheiros de equipe tocarem a bola simultaneamente, considerar-se-á como dois toques efetuados  pela equipe.

c) Quando dois companheiros de equipe tentam tocar a bola, mas apenas um realiza o toque, considera-se como um toque efetuado. No caso de colisão de jogadores de uma mesma equipe, nenhuma falta é cometida.

3.4 Toque apoiado

Não é permitido ao jogador apoiar-se no companheiro ou qualquer outra estrutura e/ou objeto para atingir a bola. Entretanto, o jogador que estiver por cometer uma falta (Tocar a rede ou interferir na jogada da equipe adversária, etc) poderá ser impedido ou contido pelo companheiro da equipe.

3.4.1 Características do toque

a) A bola poderá ser tocada com qualquer parte do corpo, exceto as mãos, antebraços e braços.

b) A bola deve ser nitidamente tocada, não podendo ser tocada duas vezes pelo mesmo atleta (dois toques).

3.5 Falta no toque de bola

a) Quatro toques - Ocorre quando a equipe toca na bola 4 (quatro) vezes antes de devolvê-la ao campo do adversário.

b) Toque irregular – Quando a bola toca no braço, antebraço ou na mão do atleta.